PROFESSOR – PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO

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A Prefeitura do Rio de Janeiro tem aberto concurso para preenchimento de 200 vagas para professor de educação física. Os salários são de R$ 1.234, e a carga semanal é 20h.

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As inscrições custarão R$ 30,00 e podem ser feitas no site da instituição.
As datas das provas serão oportunamente divulgadas no próprio site da instituição.

Há oportunidades para diversos pólos, cujos detalhes se obtém no edital.

Confira o conteúdo programático exigido:

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão de textos dos diferentes gêneros discursivos. 2. Coerência, coesão textual e intertextualidade. 3. Conotação e denotação. 4. O uso da norma padrão e a adequação da linguagem às diferentes situações de comunicação. 5. Ortografia. 6. Acentuação gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico). 7. Pontuação. 8. Flexão verbal - valor semântico de tempos e modos. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal - o fenômeno da crase. 11. Relações de sentido entre orações e segmentos de texto - coordenação e subordinação. 12. Reconhecimento do uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto (níveis: fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da língua portuguesa. 2.ed. São Paulo: Publifolha, 2008.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa (atualizada pelo Novo Acordo Ortográfico). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CUNHA, Celso e Lindley Cintra, L. F. Nova gramática do português contemporâneo. 5. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000.
PLATÃO, Francisco; FIORIN, J. Luiz. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 2000.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS - METODOLÓGICOS E POLÍTICO - FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

1. Fundamentos legais da educação brasileira: perspectiva histórico-evolutiva das diretrizes nacionais da educação brasileira; Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.° 9394/96); Diretrizes Curriculares Nacionais Parecer 04 CNE/CEB/98 e Resoluções 02 CNE/CEB/98 e 01 CNE/CEB/06. 2. Fundamentos teóricos da Educação: aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem; aspectos filosóficos e sociológicos da Educação; fundamentos históricos da Educação. 3. Fundamentos teóricos do ensino-aprendizagem: teoria e planejamento curricular; planejamento e avaliação do processo de ensino; definição e tratamento didático dos conteúdos do ensino: pensamento interdisciplinar e projeto político-pedagógico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
BRASIL. Lei 9.394/96. Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais. Parecer 04 CNE/SEB/98
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais. Resolução 02 CNE/SEB/98
BRASIL / CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais. Resolução 01 CNE/SEB/2006
BRASIL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais (vol. 1). BRASÍLIA: MEC/SEF, 1997.
BRASIL / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. BRASÍLIA: MEC/SEF, 1998.
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo: Papirus, 1999.
FAZENDA, Ivani Catarina A. integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro. Coleção Realidade Educacional. São Paulo, SP: Loyola. 1993.
FREITAS, Maria Teresa. O pensamento de Vygotsky e Bakthin no Brasil. Campinas: Papirus, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz a Terra, 1996.
___________. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. S. Paulo: Cortez, 1993.
GADOTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1997.
GANDIN, Danilo. Planejamento como pratica educativa. São Paulo: Loyola, 1993.
GROSSI, Esther Pillar e BORDIN, Jussara (orgs.). Construtivismo Pós-Piagetiano. Rio de Janeiro, Vozes, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. Campinas: Cortez, 1998.
LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: Cortez, 1990.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (org). Currículo: políticas e práticas. S. Paulo: Papirus, 1999.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. e SILVA, Tomaz T. (Orgs.) Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2002.
NEVES, Iara Conceição Bitencourt e outros (orgs.). Ler e escrever; compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2007.
OLIVEIRA, Martha Kolh de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento; um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1991.
PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil. S. Paulo: Loyola, 2003.
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
SACRISTÁN, J. G et GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. 4ª edição. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1986) MULTIEDUCAÇÃO: Núcleo Curricular Básico. Rio de Janeiro.
VEIGA, Ilma Passos A. (org.). Projeto Político Pedagógico da Escola. Campinas: Papirus, 1996.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Educação Física e sociedade. 2. Fundamentos didático-pedagógicos da educação física da Educação Infantil e no Ensino Fundamental. 3. Atividade física e saúde. 4. Crescimento e desenvolvimento. 5. Aspectos da aprendizagem motora. 6. Aspectos sócio-históricos da educação física. 7. Política educacional e educação física. 8. Cultura corporal e educação física. 9. Corporeidade e escola. 10. Aspectos da competição e cooperação no cenário escolar. 11. Aspectos técnicos na Educação Física Escolar (biológicos e biomecânicos) 12. O processo ensino-aprendizagem em Educação Física Escolar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ASSIS de OLIVEIRA, Sávio. Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica. Campinas: Autores Associados, 2001
BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTELLANI FILHO, Lino. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 1998.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1993.
DAÓLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.
DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
DARIDO, S. C& RANGEL, I.(Coord) Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FARIA JUNIOR, Alfredo Gomes de, et al. Uma introdução à Educação Física. Niterói: Corpus, 1999.
FARINATTI, P. T. V. Criança e atividade física. Rio de Janeiro: Sprint,1995.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. Teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 1997.
___________. Educação como prática corporal. São Paulo: Editora Scipione, 2003
GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2003.
GALLARDO, J S. P. Educação física escolar: do berçário ao ensino médio. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2003.
HILDEBRANDT, R &LAGING, R. Concepções abertas no ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.
OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de (org.). Educação do corpo na escola brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.
OLIVEIRA, Z. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
SOLER, Reinaldo. Jogos cooperativos. 2 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
STIGGER, Marco Paulo. Educação física, esporte e diversidade. Campinas: Autores Associados, 2005.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Injuí: Unijuí, 1994.

Se interessou? Então agora é só se focar nos estudos!!!

1 Comentário:

Anônimo disse...

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